sábado, 28 de novembro de 2009

Pensamento Mágico e Propagandas

As pessoas que acharam que eu sumi porque estava com gripe suina que se enganaram, sumi apenas porque a faculdade esta mais corrida que a São Silvestre e por isso a falta de tempo.
Como estou, neste exato momento, estudando para a minha doce prova de Filosofia (sim, em um sábado! Pelo simples fato da prova ser hoje, aff) e vendo os comentários da professora nas questões que eu errei, eis que surge uma coisa bem interessante e que sinceramente é uma das coisas mais importantes que usarei nesta matéria, que é o Pensamento Mágico.
Pensamento Mágico vem da primeira forma de pensamento, que vem lááááá da pré-história, que é o pensamento empírico, que era transmitido oralmente e em formas de desenhos (das pessoas desenharem nas pedras outras ou elas mesmas matando animais para alimentação).
Pra você ter uma noção, os homens das cavernas pelo seu pensamento empírico (o que achavam, era o que achavam e prooontooo!!) tentavam aquecer seus colegas se esfregando neles após sua morte, pois acreditavam que assim eles voltariam a vida já que quando morriam ficavam com o corpo gelado. Até passar o Reveillon é um pensamento mágico.
Enfim, pensamento mágico é tudo aquilo que pode ser deliberado, ou seja, interpretado de forma facil, que faz com que temos a oportunidade de interpretar. Pooor isso a propaganda tradicional é adepta desta pensamento, pois vende seus desejos, tenta realizar nossos desejos, superstições e rituais que estão no mesmo nível mágico de acreditar que temos a capacidade de alterar a natureza através do pensamento.
Ao contrário da propaganda tradicional, existe a propaganda subliminar, da qual não é nem um pouco um pensamento mágico, já que não é deliberada, pois vai diretamente ao nosso inconsciente..
Bommm, juro que não sumo mais!! E adorei escrever isso, já é uma estudadinha pra prova ;)
Se eu não passar... bom... heuaheue
Bom fds!!