terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ética e Inteligência Competitiva

Olá gente,
veja só, eu neste dia chuvoso estudando para as provas da faculdade, bom.. Melhor no frio do que no calor né. Sobre a prova de Filosofia, consegui passar, que bom porque a DP desta matéria e BEM carinha.
Hoje estou estudando para a prova de Inteligência Competitiva, que podemos até chama-la de INFORMAÇÃO, já que é a palavra chave. É um departamento ou grupo de profissionais dentro de uma empresa que tem a função de identificar um problema ou oportunidade mercadológica, coletar informações para modificalas (concorrentes, tecnologia e etc), trata estas informações de modo a descobrir se são verdadeiras ou apenas caô, analisa as mesmas, vendo quais vão usa-las, dissemina (apresenta) e depois é colocada em prática.
É gente, mas vai pensando que coletar informações é fácil, claro que comprando os produtos do seu concorrente para análise, pesquisas na internet e assim por diante pode ajudar ou até mesmo concluir seu trabalho, porém existe muito profissional com falta de ética por ai, e olha que essa profissão tem até um código de ética.
Uma das formas anti-éticas de coletar informações é através da espionagem. Vou dedar dois fatos que houve já faz algum tempo:
A Procter & Gamble contratou profissionais para espionar sua mais concorrente, a Unilever, mas os demitiu quando descobriu que um deles havia examinado o lixo da empresa rival
A Oracle em uma briga constante com a Microsoft e por isso contrataram detetives que pagaram ao pessoal que trabalhava para a empresa rival a pesquisar o lixo em busca de novas provas no processo.
É isso pessoal, vou indo que preciso ralar aqui.
Beijos para vocês.