quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Marcas que substituem palavras

Oraaaa, como assim marcas substituindo palavras? É isso mesmo, hoje em dia o mercado publicitário esta com tudo, tentando lhes convencer que algumas palavras nunca existiram, e sim que as marcas fizeram ela existir. Não entendeu? Explico.
BAND AID: Surgiu em 1920, a partir de algodão, fitas adesivas e gaze para curar arranhões e machucados. Bom, a palavra correta para o Band Aid seria CURATIVO ADESIVO, mas pense bem, você já chegou em uma farmácia e perguntou ao vendedor se ele tem um curativo adesivo? Alguns bem desatualizados, ou não, pode perguntar o que raios é isso e você responde com a maior cara de joelho que é BAND AID. Simples, não? Ninguém fala Curativo Adesivo, até acho que estas duas palavras juntas chega a ser feio.
TÊNIS: Esta eu soube a uma média de tempo atrás. Tênis na verdade é uma marca de calçados que fez muito sucesso, começando no EUA e se espandido para Europa, a muitíssimo tempo atrás. A questão é que esta marca conquistou milhões de públicos e caindo na boca do povo, hoje ninguém diz que vai comprar um CALÇADO, e sim que ira comprar um tênis. Mágico, né!?
CHICLETS: Surgiu em 1906 nos EUA, a marca Chiclets caiu literalmente na boca do povo seguindo o ramo de confeitos. Esta marca é tão influente que foi substituida pela palavra GOMA DE MASCAR, que hoje é muito difícil de ser usada.
KY: Pouco conhecido como LUBRIFICANTE ÍNTIMO, muito usado em... bom, todos vocês sabem! Mas o que todos esquecem é de chama-lo pelo seu próprio significado.
Maizena: Um AMIDO DE MILHO que mais faz sucesso nacionalmente neste ramo, ela já mudou diversamente suas embalagens mas conseguiu manter sua tradicionalidade.
LEITE NINHO: Eu particulamente não consigo chamar o Leite Ninho de LEITE EM PÓ, já não sei vocês, me parece soar estranho. Outa marca tradicional que jamais iremos esquecer.
E assim por diante...
Mas enfim, o que fazer para sua tão sonhada marca substituir palavras?
1. Ter anos de tradição não é excencial, como exemplo temos o queijo Philadelfia e o Nutella que foram só reconhecidos por todo o Brasil a poucos anos atrás.
2. Bom plano estratégico a longo prazo, isso inclui altos investimentos em publicidade e marketing.
3. O nome da marca tem que ser fácil de se adequar ao paladar das pessoas, que seja facilmente memorizada, porém tem de ser criativa e inovadora.
4. O produto ser de ótima qualidade e inovador, inventar algo que ainda não exista.
5. Aspecto da embalagem favorável e marcante, como exemplo temos a caixa amarela do Maizena).
Entre outros fatores.
Fico por aqui, espero que tenham gostado do post!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A importância do Ponto-de-Venda

Eu sei, eu sei! Sei que sumi por um tempo e que toda postagem eu comento isso e falo algumas desculpas, mas desta vez teve um ótimo motivo: viajar!
E quem não gosta né!?

Bom, nesta postagem falarei de uma das ferramentas de Marketing, o ponto-de-venda.

Segue abaixo uma linda e romântica historinha que inventarei:

Era uma vez uma empresa do ramo eletrônico que esta bolando um novo celular, este tem tudo, inclusive um exclusivo diferencial voltado a homens de 15 a 30 anos (vamos fingir que têm jogos diferentes voltado ao público masculino), o designer é perfeito. Para dar início a divulgação, a empresa resolveu vender e anunciar em lojas de cosméticos, parquinhos, teatros cujo tema é drama, cabeleleiros e casas de vinho. Não passou muito tempo para que o lindo celular fosse substituido por um outro qualquer, talvez com os mesmos atributos e diferencial.

Assinale abaixo qual foi a burrada da vez:

A- O celular ter um diferencial e dar jogos de tudo quanto é tipo.
B- Ser voltado ao público masculino
C- O ponto-de-venda ser o pior do século para este produto.

Resposta C: ÓÓÓ que difícil esta questão, é de se comparar com as da Fuvest.

Gente, de que adianta ter um produto perfeito nas mãos se o seu ponto-de-venda, que é uma das principais coisas, ser péssimo. O ideal para esta história seria, por exemplo, anunciar em Lan Houses, Shoppings (como de costume), lojas ao redor da Santa Efigênia, canais de games e assim por diante, quem sabe até vendas onlines em sites do tema.

Postagem rapidinha.

Tchau a todos :)