sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os bixinhos da Parmalat, os Mini-Craques e Geloucos da Coca-Cola, as ferramentas da Yopa, o "Dá Dá Dá" da Pepsi, o "Torpedão Campeão" do Faustão, e assim por diante, as promoções inesquecíveis que grandes empresas conseguiram realizar com êxito, mas afinal o que difere as promoções fracassadas das citadas anteriormente? Boa pergunta haha.


O primeiro conselho a dar é que as marcas tem que interagir com o emocional do público-alvo, os outros são consequências, como uma pesquisa de mercado, uma boa comunicação integrada e estratégias de mercado. Não adianta criar algo nada a ver com a marca, tem que estar ligada, nem que for subliminarmente, porém respeitando seus valores e os do consumidor, outra grande estratégia é lançar o conceito antes mesmo dos produtos promocionais, este pelo menos foi o caso dos Mamíferos da Parmalat, eternos!


Uma grande consequência de uma promoção bem sucedida não é apenas o aumento de vendas e sim a fidelização e o ato de ser lembrada, um exemplo temos a Coca-Cola (o Brasil é o país que é registrado o maior nível de "amor" pela marca), e para inovar ela realiza pesquisas de mercado medindo o nível de "amor" que ela possui entre os brasileiros, do qual realiza pelo menos uma grande promoção por ano.


Foi constatado também que a época que mais surgem promoções é na Copa do Mundo (até ai, surpresa para ninguém), mas como diferenciar sua marca dentre tantas outras, que estão com o mesmo intuito? Claro que é ser criativo, porém é preciso criar algo funcional que ninguém nunca criou, ai vem a parte difícil meu povo...


Com a era digital e toda essa modernidade a maioria das pessoas estão mais preguiçosas (até para pegar o telefone, acredita que no site do MC da pra pedir o lanche online ¬¬), e com isso veio as promoções via Torpedo SMS e via Redes Sociais, até a classe A que nem chegava perto destes tipos de situações com começaram também a ter um grande índice de participação (droga, mais concorrência). Os bichinhos de pelúcia por sua vez foram ressuscitados, veio a Bauducco, depois Nestlé e assim por diante, não sei como estes tipos de coisa ainda fazem sucesso, estamos em uma era onde crianças só querem saber de videogames e computador, bom... Não é a toa que os Bichinhos da Nestlé venderam menos que o esperado (também, pelo preço né...), acho difícil alguma outra marca chegar aos pés da Parmalat, com seus bichinhos sua popularidade passou de 14% para 94%.


Enfim, se é pra fazer, vamos fazer direito!


Bom final de semana a todos!

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