terça-feira, 22 de setembro de 2009

Percepção Visual

Claro, depois de mil anos longe e tendo um tempinho livre resolvi postar no meu blog quase abandonado, mas tenho q agradecer diretamente a greve dos correios pois assim tive um tempinho livre hehe. Calma, não trabalho nos correios.
Bom, mas vamos parar de reclamar ou vangloriar do meu tempinho livre. Hoje é dia de falar do nosso querido Gestalt que via a percepção visual como uma forma de psicologia da forma, certo ele.
Antes a percepção visual tentava procurar um conjunto que formace elementos, sendo assim o homem só veria imagens por associacionismo (só entenderia imagens por experiências passadas). Eis que surge Gestalt (nome diferente, eu sei hehe) com sua teoria que afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo (ta, compliquei). Explico, ou você vê uma coisa ou você vê outra, inicialmente é claro, que não se consegue ver duas imagens ao mesmo tempo no mesmo espaço. E assim, dês daquele velho tempo, a publicidade cresce em alguns sentindos. Vou colocar duas imagens que são bem conhecidas, e que confirmam esta teoria:

O que você vê, uma mulher ou um homem tocando um instrumento musical? O que você viu de inicio? Eu vi o homem (q safadinha hehe).



Um moça ou uma velha?


E claro, vou publicar umas peças publicitárias nos dias de hoje vindo pela teoria de associação, ficaram legais:












Depois dessas peças lembrei minha mãe com minha poodle hauahau.
;**

Um comentário: