segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Análise de SWOT

Boa Tarde minha gente, meu povo...

Depois de mais um final de semana durooo regado a muito sol, eu voltei, e desta vez nem estou cheia de preguiça, porém hoje o post sera pequeno (igual ao meu tamanho hehe).

Análise de SWOT... sim, feito por todas as empresas que querem fazer sucesso (ou seja, todas), ela pode ser uma pequena análise ou uma grande capaz de demorar meses, porém deve ser feita pelo menos uma vez por ano...

Ela é uma poderosa ferramenta do MARKETING, onde SWOT significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados.

Ameaças e Oportunidades: Essas, estudadas no ambiente externo da empresa, busca ameaças e oportunidades que fariam o produto ser o que é. Explico, ameaça pelo fato do surgimento de um novo concorrente ou modernização dos mesmos, oportunidades pelo fato de por acaso ser o tempo ideal para uma extensão de marca ou de linha. Entre as forças a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, etc...

Levando em conta que as informações dessa análise seriam retiradas não só de dentro da empresa, mas também da própria imprensa (jornais, revistas, etc).
Forças e Fraquezas: desta vez estas serão tiradas diretamente do lado interno da empresa, através de banco de dados, relatórios e assim por diante...
Forças e Fraquezas: Estes desta vez analisados com o lado INTERNO da empresa, idendificando as forças e fraquezas para poderem melhora-los ou modifica-los.

------------#-----------

Bom gente, deixando esse lado um pouco metodico, porém muito importante da Publicidade, li uma pequena matéria na minha QUERIDA SUPER INTERESSANTE deste mês que explica o porque do símbolo da NIKE ser daquele jeito e o porque dele ser tão atrativo, aí vai um resuminho:

1. A curva representa uma asa da Deusa da vitória na mitologia Grega, Niké, dai o nome da marca (ta, isso ngm sabia);

2. Além de ser a asa da Deusa também, intencionalmente, lembra o sinal de OK e CHECADO;

3.Em outros países, inclusive da língua inglesa, é sinal é chamado de swoosh, que é inspirado por um desenho que é o barulho feito por um jato súbito de gás ou líquido, ou o deslizar de um objeto;

4. Os dois criadores da marca procuraram uma designer e pagaram para ela fazer o logo, que custou US$35 e ainda por cima os dois nem gostar gostaram, mas deixaram isso mesmo. Detalhe que ultimamente a receita anual da Nike é de US$ 18 bilhões (tadinha da menina);

5.Tempos mais tarde a designer ganhou algumas ações da empresa e um anel de diamante;

Conclusão: VOU VIRAR DESIGNER (mentira, publicidade ta bããão demais!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário