sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cultura na publicidade

Primeiramente boa sexta para todos, afinal sexta é um dia sempre sagrado.
Tive uma aula de estudos de mercado e fiquei pasma com o quanto que a publicidade consegue se adaptar a tudo. Se adapta a ambientes, tribos, classes sociais e principalmente, A CULTURA!
Com exemplos eu chego longe neste blog, então ai vai alguns para vocês terem idéia do que estou falando:

- Não sei se vocês se lembram que nas Olimpíadas de Pequim o Mc Donald´s quis estar por dentro do tema e lançou seu um sanduiche que é líder de vendas no local(não, não pensem que Big Mac é a oitava maravilha do mundo para todos) e então veio algo bem estranho e digamos... ruim! Um sanduiche sem pé nem cabeça, ou apenas com um gosto nada a ver com o nosso, incluindo yakissoba e mais alguns molhinhos que nunca ouvi falar na vida, claro que alguns gostaram, mas parece que não fez muito sucesso pois eles tiraram rápido de circulação.

- Na Arabia Saudita o Mc Donald´s transferiu o pão normal que comemos com o pão sírio, pois ninguém gostou do pão tradicional que comemos os lanches.

- Refrigerante japonês Calpis - em inglês o significado deste nome é urina de boi.

- A Reebok lançou um tênis feminino chamado Incubus, cujo significado é um espírito que se apodera do corpo das mulheres para fazer sexo enquanto elas dormem.

- Café Creap japonês - em inglês lembra creep. E significa mais ou menos “dar de ombros”.

- Mistubishi com o Pajero, que em espanhol significa “quem se masturba”.

Quando a sua empresa começa a fazer sucesso internacionalmente é preciso se preocupar, pois se não estudado direito sua marca pode ser levada como uma "tiração de sarro" e nunca ira crescer, pelo contrário, irá decair. E claro, sempre temos que pensar nas crenças e costumes, levando em consideração o significado das cores em cada país, por exemplo.

Exemplos de associações:

Durex:
Inglaterra - preservativos.
Brasil e Austrália - fita adesiva.
EUA - baterias de carro.
Espanha - Tintas e vernizes

Bom final de semana para vocêêês, e boa chuva também :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário