sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Neuropropaganda

Parece simples mas é bem complexo. A neuropropaganda é um conjunto de fatores que, nós publicitários, criamos para incentivar a compra e assim tornar fácil seu impulso momentâneo de gastar dinheiro. Mas é claro, não gostamos de nos monstrar e por isso fazemos tudo isso em seu cérebro bonitinho...
Pense quando você era uma linda criança inocente (claro que não é mais) e passeava toda pomposa pelo supermercado ATÉ QUE você estende sua mãozinha de nem 30 cm e já pega um chocolate, MAS COMO JEOVÁÁÁ se não tem nem tamanho para ir no carrocel do Playcenter? Explico, os supermercados colocam doces (principalmente chocolates) nas partes baixas das prateleiras pois por uma coisa óbvia quem gosta em grande maioria dessas porcariadas são as crianças. Falando em supermercado e extendendo para os shoppings, sabe porque os pisos são tão lisos e estão sempre encerados? Para você, caro comprador, andar mais devagar e logo poder olhar MAIS e MAIS os produtos das lojas. Continuando neste ambiente de shoppings, as escadas rolantes (principalmente as do Shopz Santa Cruz, q por sinal é um OVO) ficam sempre separadas umas das outras, assim para poder subir de um andar a outro é preciso uma pequena caminhada, mas nesse DOCE trajeto existem lojinhas das quais as roupas da vitrine sorriem e mandam beijinhos para sua pessoa.
Enfim, pequenas coisas que a propaganda te influência psicologicamente e que nem perceber se percebe. Hoje em dia são atraidos sempre por AQUELE ÓCULOS MARAVILHOSO da loja, onde a cor da lente é perfeita mas no final das contas o que é perfeito mesmo é a luz que a loja colocou para refletir no objeto e ele ficar a coisa mais linda.
Vemos um belo par de tênis e já ficamos babando, um carro e já ficamos fissurados e saimos clicando em tudo quanto é propaganda na internet. Até em políticos, por causa da propaganda eleitoral, conseguem que votamos neles e na verdade o que queremos mesmo depois de alguns meses é mata-los.
A neuropropaganda não é ruim, é apenas o jeito que a marca consegue sobreviver em um mundo onde esta cada vez mais difícil conquistar consumidores exigentes.

Um comentário:

  1. Bem, muito legal esse texto, porém, pouco abrangente, mas de princípio muito ineressante! A partir dessas suas conclusões, aí sim podemos ver que o que dá certo na propaganda é prmeirmente estudar acia detudo o consumidor, que é quem queemo atingir. Por iso, não basta apenas fazer um anúnco, ou ma camaha, ou oq ue quer que seja, não adianta que seja bonitinho apenas, mas que seja convincente e atrativo aos olhos...do cconsumidor!
    até mais

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