quarta-feira, 29 de julho de 2009

As vantagens e desvantagens da Mala-Direta

Primeiro vamos começar com a diferença entre mala-direta e marketing direto, o que realmente complica pois são bastante parecidos:

Marketing Direto: Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).

Mala-direta: Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. Acho que muitos devem receber, pelo menos uma vez por mês, uma mala direta e indesejada não é?! Eu por exemplo, recebo no mínimo três, que dessas três nenhuma me interessa e já jogo fora. Esse é um dos erros da mala direta ‘real’, pois se for enviada aleatoriamente, acabará no lixo e virará um ’spam do mundo real’.

A vantagem é que atinge o público-alvo diretamente, sem se mover de foco, já que chega pelos meio de comunicação que envolve diretamente o consumidor. Outra vantagem é a forma com que você pode brincar com a mala-direta, criando formas ou até mesmo dando brinde, um exemplo é uma peça publicitária que chegou em minha residência com um planfeto super criativo em forma de uma árvore e grudado um pacote de sementes, era a mala-direta contra o desmatamento e assim poderia dar sua contribuição na conta tal e na agência X.

Infelizmente a desvantagem da mala-direta é que realmente tem um alto custo para pouco retorno, e por isso tem de ser o mais criativo possível para chamar a atenção do público-alvo. A mala-direta mais usada hoje em dia é o correio, pois querendo ou não abre-se a correspondência, ou por mania ou por curiosidade, já por e-mail não é tão recomendável pois a maioria não abre por medo de ser vírus, eu mesmo deleto de uma vez só.
Aqui estão algumas peças que se destacaram em meu conceito:



Kit enviado por mala-direta para todas as franquias da Patroni Pizza.


Para abri-la, tinha de ‘eliminar a gordurinha em excesso’, que era o serrilhado do mailing (acima). E isso era enfatizado com a frase: ““When there’s excess, get rid of it” .” - “Se há excesso, tem de eliminá-lo”.



Y&R, de Frankfurt, na Alemanha, criou esta mala-direta para conscientizar as pessoas da caça ilegal de tubarões.


Para divulgar a qualidade e a confiança de seus automóveis, foram enviadas malas diretas para residências de possíveis clientes em um envelope pardo com a mensagem: “Usamos Raio X.”


: Mala-direta comunicando o seguro contra roubo de cargas.



divulgação do novo serviço de call center da DSS.



Mala direta criada para parabenizar os Dentistas, clientes da Neodent, pelo seu dia.

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